Home / Destaque / Se torne um degustador de cerveja e aprenda harmonizar os alimentos com cada tipo

Se torne um degustador de cerveja e aprenda harmonizar os alimentos com cada tipo

Popularmente conhecida como bebida de boteco a cerveja está sempre acompanhada de um tira-gosto, que na maioria das vezes se resume a queijos e embutidos. Mas o que muita gente ainda não sabe é que a bebida se harmoniza muito bem com outras refeições. Tudo isso graças os diversos estilos da bebida que transitam de maneira tranquila entre o prato principal até a sobremesa.

Se você não for um especialista e não entender nada do assunto a nossa dica é ir experimentando os tipos de cerveja, das mais fortes até as mais suaves e assim ir ajustando de acordo ao seu paladar.  A harmonização pode ser divida em três tipos, por corte, quando a bebida limpa o paladar, nessa categoria podemos combinar alimentos mais gordurosos a cervejas mais ácidas. Por complementação, é quando os sabores se combinam, por exemplo, um queijo mais defumado, com uma cerveja smoke. Combinação perfeita! Por oposição, ao contrário da complementação, é quando os sabores se chocam. Uma comida picante combinada com uma cerveja amarga.

Para facilitar ainda mais nos temos um guia bem legal que ajuda você a harmonizar os tipos de alimento com cada tipo de cerveja, confira:

Pilsen

As mais comuns entre os bares pedem acompanhamentos descomplicados como queijos e embutidos ou pratos que não matem o sabor da cerveja, como pastéis ou croquetes.


Weiss

Tão famosas quanto a pilsen, as cervejas de trigo no estilo alemão são verdadeiros coringas, e que combinam muito bem com saladas, ou pratos mais leves como os da culinária japonesa. Esse tipo também combina muito com comida mexicana, graças à carbonatação e acidez que apresentam.  acidez que apresentam, assim como massas recheadas e comida de boteco.


Vienna Lager 

As famosas  cervejas que limpam o paladar apresentam equilíbrio entre o lúpulo e o mate e vão muito bem com pratos como hambúrguer grelhado.

Barbecue Burger

India  Pale Ale

Assim como as Vienna Lager  as IPAs casam perfeitamento com pratos gorduroso pois ajudam a limpar o paladar.

Rauchbier

Também ótima com pratos mais fortes e gordurosos. A cerveja no estilo defumada é ideal para companha churrascos e feijoadas.

Porter ou Stout

Uma cerveja especial para sobremesa, de origem inglesa as cervejas pretas harmonizam bem com chocolates e sorvetes, mas nada que você não posa desfrutar junto a um bom queijo gorgonzola.

ONDE ENCONTRAR 

Em Três Lagoas existe alguns lugares que você pode encontrar cervejas de diversos tipos para degustar.

Sobre Leandro Elias

Acadêmico de Jornalismo, editor e responsável pela criação conteúdo.

Além disso

Raiza Medeiros e o Dia Internacional da Luta Contra a AIDS. Confira essa história.

O Dia Internacional da Luta Contra AIDS é um dia que deve servir para desenvolver ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *