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7 dicas para quem quer se exercitar mais em 2018.

Uma dieta saudável aliada à atividade física é uma receita infalível para a boa saúde e o bom condicionamento físico.

Rose e amiga praticando exercícios na Lagoa Maior.

Você sabia que cerca de 65% da população brasileira não se exercita por falta de tempo ou por não gostar de praticar atividades físicas? E não por acaso, essa mesma parcela da população está consequentemente mais suscetível às doenças oriundas do sedentarismo.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), praticar semanalmente 2h:30min de atividade aeróbica moderada ou 1h15min de atividade aeróbica intensa pode ajudar a melhorar a capacidade cardiorrespiratória, muscular e a saúde dos ossos, reduzindo estados depressivos e o risco de doenças crônicas não transmissíveis.

A prática de exercício físico traz benefícios a curto, médio e longo prazo. Por isso, quem ainda não encontrou um espaço na agenda destinado às atividades físicas, é importante colocar a criatividade para funcionar e arranjar formas de incluir pelo menos curtas frações de exercícios ao longo do dia. Uma boa forma de começar essa rotina de exercícios é trocar o elevador pelas escadas e/ou caminhar por 30 minutos em local próximo ao seu trabalho (10 minutos pela manhã + 10 minutos ao meio-dia + 10 minutos após o expediente, por exemplo).

Já para as pessoas que não se exercitam porque não gostam, ou aquelas que se exercitam apenas por obrigação, separamos sete dicas que podem contribuir para que as atividades físicas tornem-se prazerosas e façam naturalmente parte do dia a dia. Confira.

1. Apostar nas tarefas domésticas

30 minutos de atividade aeróbia moderada podem ser cumulativos durante o dia, desde que feitos em sessões de pelo menos 10 minutos. Por isso, tarefas domésticas com esta duração mínima (lavar roupa/louça, varrer a casa etc.) podem servir para que se atinjam estes 30 minutos recomendados ou até mais.

2. Andar um pouco mais

Fora do ambiente domiciliar, uma dica, é estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante do trabalho. Com isso, naturalmente a pessoa anda mais sem grandes esforços.

3. Apostar numa bicicleta

Outra sugestão é trocar o automóvel por bicicleta para ir ao trabalho ou para realizar ações como ir à padaria, a mercearias, à farmácia etc.

Larissa em uma de suas pedaladas acompanhada de uma amiga.

“Ir a pé em padarias, mercearias etc. não tão distantes de casa são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos”, comenta Larissa Karoline, que decidiu sair do sedentarismo e começar a pedalar desde 2016 e hoje já percorre 80km em um único dia.

4. Dançar

A dança também é uma boa alternativa para quem deseja sair do sedentarismo. Ela pode ser praticada em academias, em escolas de dança ou, simplesmente, em casa.

Beatriz dançando no Sarau.

“A dança é também uma alternativa que pode se juntar a outros tipos de atividades físicas, com a vantagem de ser lúdica e, muitas vezes, motivadora”, comenta Beatriz Nunes, acadêmica de Letras da UFMS e  dançarina nas horas vagas.

5. Pular corda

Pular corda é uma atividade que pode ser realizada em casa ou ao ar livre. É divertida e ainda queima boas calorias!

6. Subir e descer escadas

Subir e descer escadas propositalmente em casa ou no trabalho é uma boa maneira de se exercitar sem ter que ir à academia. Mas a dica é aderir ao hábito de subir e descer escadas sempre que possível: se você trabalha em um prédio com elevador, evite-o; quando for ao shopping, fuja das escadas rolantes etc.

7. Levar o cachorro para passear

Levar diariamente seu cachorro para passear, pelo menos por 30 minutos, é uma ótima maneira de sair do sedentarismo. Além disso, você estará fazendo muito bem à saúde e ao bem-estar do seu animal de estimação!

Agora que você já conhece várias formas práticas e divertidas de se exercitar não tem mais desculpas para não levar uma vida mais saudável, não é mesmo?! Agora é só correr pro abraço!

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Sobre Maressa Urbano

Publicitária, acadêmica de Letras e coordenadora de mídia e conteúdo.

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