Home / Fotografia / Ensaios / O fotógrafo Alfredo Toscano compartilha um pouco sobre seu processo de edição de imagens

O fotógrafo Alfredo Toscano compartilha um pouco sobre seu processo de edição de imagens

Com um estilo arrojado o fotógrafo Alfredo Toscano, de Recife, procura mergulhar fundo na história de cada casamento que fotografa para captar a essência de seus clientes. Mas não é apenas fotografar, há todo um processo de edição e escolha de imagens que reflete no resultado que é entregue aos clientes. Por isso, não basta saber fotografar, você precisa dominar de tudo um pouco – ou de tudo, muito. Quem manja muito bem disso é Alfredo que realiza geralmente um casamento por fim de semana, fazendo em média 14 a 16 mil cliques por trabalho. Há um intenso trabalho de curadoria por trás disso!

Conforme Alfredo, geralmente escolhe as terças-feiras para separar as fotos escolhidas para entrar em seu site, e o programa escolhido é o Photo Mechanic que é muito ágil. “Das 14 mil fotos, primeiramente separo umas 300, para então numa nova seleção ter em média 30 imagens que vão para o site. É aquele velho ditado: quanto menos, mais”, fala. Ele ressalta ainda que é preciso ter muito cuidado com as fotos escolhidas a serem divulgadas. “Vemos geralmente muitas fotos repetidas em sites de fotógrafos. O bacana é você procurar referências em outras fontes. Procure não repetir fotos… Tipo, três de vestidos, três de alianças, três de sapatos, e assim por diante. Não deixe seu post ficar cansativo”.

casamento-flavia-victor-feito-pelo-fotografo-de-casamentos-alfredo-toscano-recife-pe33

No caso de Alfredo, o que o ajuda a fazer uma boa curadoria, é observar muita fotografia de rua e de guerra. “Também gosto de ver fotografia de arquitetura. Tento não olhar fotos de casamentos de outros fotógrafos. Vejo filmes. Bebo umas cervejas na hora de editar e ouço um bom Heavy Metal”, conta. Após a curadoria feita, o fotógrafo joga as imagens no Lightroom e inicia seu tratamento que geralmente leva em média de 8 horas. “Tento deixar sempre em minhas fotos as cores em um padrão, para que meu trabalho tenha uma identidade”.

Casamento Marilia e Felipe realizado na cidade de Recife/Pe Fotografo Alfredo Toscano
Casamento Marilia e Felipe realizado na cidade de Recife/Pe Fotografo Alfredo Toscano

Além disso, algumas técnicas de edição são praticadas por ele para melhorar o processo. “Procuro não usar plug-ins. Gosto de fazer tudo manualmente. Já tento fotografar usando o mesmo Kelvin (sempre mais amarelão), em média de 8300K desde o Making Of até o final da festa, isso facilita demais. Fotografo mais escuro porque procuro fazer camadas, sempre com abertura mais fechada de 8 para cima, e sempre utilizo muitos pinceis. Pintar é o segredo (risos)”.

ensaio-pre-casamento-gabi-deko-casa-de-campo-itambe-pe-01

Veja mais do seu trabalho em seu site, clicando aqui.

Sobre Danilo Fiuza

Diretor Executivo do site e responsável por todo conteúdo.

Além disso

Em primeira mão confira as fotos oficiais da 5ª edição da festa Absoluta Resort

Surpreendente, essa foi a palavra encontrada para descrever a 5ª edição da festa Absoluta Resort ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *